A Internet é o maior depositório de informação que a humanidade alguma vez criou. E uma boa parte dessa informação, assim como tudo o que a internet tem de bom, pode ser muito útil para as crianças.

O único problema está em mantê-las seguras enquanto estão online para que ninguém lhes roube dados pessoais ou as persiga na internet, ou algo ainda mais trágico.

Estas são as melhores formas de garantir a segurança na internet para os seus filhos:

Evite entrar em websites com o seu login das redes sociais

Muitos websites, quando a eles tenta aceder, dão-lhe a opção de entrar usando as credenciais de uma rede social. Isso faz com que o website ganhe acesso ao seu perfil da rede social e talvez às contas dos seus amigos – o que pode incluir as contas dos seus filhos.

A menos que se trate de um website no qual confia, evite usar um login social direto de forma a garantir que os seus filhos estejam na internet da forma mais segura possível.

Partilha de localização

Pode desligar a opção de localização na maioria das Apps que dão essa possibilidade. As crianças devem ser desencorajadas a geo-localizarem as fotos que partilham com os seus amigos na internet. (Podem fazê-lo depois de terem saído desse local específico.) Isto irá melhorar a segurança online das crianças.

Siga ou Seja amigo dos seus filhos

Uma das maiores preocupações que os pais têm é relativa ao tipo de informação que os seus filhos partilham online – especialmente com pessoas com as quais interagem nas suas redes sociais.

Seguir os seus filhos nas redes sociais permite-lhe visualizar o que o eles partilham nessas plataformas, e que tipo de informação chega até eles.

Isto ajuda a garantir que os seus filhos estão seguros online.

Use um software de controlo parental

A ideia de monitorizar/controlar a vida online dos seus filhos pode parecer uma cena do Big Brother, mas a verdade é que as crianças não têm a experiência de vida necessária para saber de que situações se devem proteger na internet.

Isto torna o uso de um software de controlo parental uma boa ideia.

Existem algumas boas escolhas disponíveis online. Basta “googlar” um pouco e vai com certeza encontrar um software que satisfaça os seus requisitos.

Existem sites dedicados a avaliar software, de onde pode obter muito boas ideias para a utilização de um software de controlo parental.

Use a opção de privacidade para crianças nas Apps das redes sociais

As Apps das redes sociais mais populares normalmente têm condições especiais para crianças.

Essas condições diferem de App para App. Por isso, se o seu filho usa alguma dessas Apps, certifique-se de que elas disponibilizam suficientes opções de privacidade para crianças. Para além disso, familiarize-se com a política de privacidade da App antes de deixar a criança usá-la.

Também pode desativar o registo de localização em todos os aparelhos, tanto em Android como em iOS.

Uma forma maliciosa através da qual os hackers encontram a localização de alguém é usando as câmaras frontais nos telemóveis. Ligam a câmara sem o conhecimento do utilizador e baseando-se nos detalhes sobre a localização que uma foto proporciona, conseguem identificar a localização do utilizador naquele momento. Cobrir a câmara com fita-cola preta pode ajudar a proteger a segurança online – e offline – do seu filho.

Métodos menos usados mas muito eficazes para a segurança online das crianças

Use bloqueadores de anúncios

Muitos anúncios online, para além de divulgarem um produto, também minam dados. Instalar um bom bloqueador de anúncios ajuda a proteger a privacidade dos seus dados, assim como a bloquear anúncios.

Use um serviço de VPN

Pode obter um serviço de VPN de forma a que todo o tráfego de e para o seu telemóvel seja encriptado.

O VPN também irá permitir reencaminhar o tráfego através de um servidor numa localização diferente da sua. Isto aumenta a segurança online.

Com as medidas de proteção implementadas, os seus filhos podem aproveitar e aprender com os vários recursos que existem online. E com os Planos de Dados da Lycamobile que pode obter a preços fantásticos, a falta de dados não é razão para que não desfrute do que a web tem de melhor para oferecer.

Consulte o nosso website para explorar as várias opções de que dispõe: https://www.lycamobile.pt/por/

Leia também “Melhores Dicas para Efetuar Pagamentos Online Seguros”: https://www.lycamobile.pt/por/melhores-dicas-para-efetuar-pagamentos-online-seguros/