As melhores dicas para efetuar pagamentos online seguros

É dito e sabido que todo o cuidado é pouco. Isto é sem dúvida verdade quando envolve dinheiro.

E ainda mais quando se trata de uma loja online sem um comerciante com rosto.

Apresentamos-lhe algumas dicas para efetuar pagamentos online pelo telemóvel de forma segura.

Porta-moedas digitais e apps de pagamento em detrimento de cartões

É melhor efetuar um pagamento online através de apps e porta-moedas digitais do que através do seu cartão de crédito ou débito.

A razão é simples. Através de apps e porta-moedas (como o PayPal e o Google Pay) não está a fornecer detalhes pessoais ou do seu cartão ao comerciante.

O máximo que o comerciante obtém é um código único que é relevante apenas para a transação corrente. Por isso, mesmo que o comerciante ou um terceiro com más intenções tente aceder aos seus detalhes, não consegue.

Mantenha os seus pagamentos por app/porta-moedas seguros

A sua app ou porta-moedas deve estar protegido com um número de identificação pessoal (PIN) ou password. Em alternativa, pode protegê-los com validação biométrica como impressão digital ou reconhecimento facial.

Alguns porta-moedas também têm uma conta online associada. A password dessa conta deve ser longa e complexa – de preferência misture um termo alfa-numérico com símbolos ou caracteres especiais.

As definições de segurança do seu telemóvel também são importantes para manter os pagamentos através de apps ou porta-moedas seguros. Utilize uma password forte e autenticação por impressão digital ou facial para bloquear ecrã e aceder a pastas.

Utilize apps que ofereçam dois fatores de autenticação

A autenticação de dois fatores envolve digitar um código ou frase pré-aprovada para além de uma password para aceder à app.

Se uma app não tiver este mecanismo, evite usá-la e opte por uma que tenha.

Associe os seus porta-moedas a um cartão de crédito e não a um cartão de débito ou conta poupança

Se um agente malicioso aceder à sua conta, não poderá aceder diretamente ao dinheiro diretamente do cartão de crédito.

Pelo contrário, com um cartão de débito haverá dinheiro disponível. Os cartões de crédito geralmente oferecem maior proteção contra fraudes.

Não compre online usando o Wi-Fi público

Através de conexões públicas, alguém pode aceder aos seus detalhes financeiros. Se tiver de comprar online num local público, use a sua ligação de wi-fi pessoal ou os seus dados móveis.

Faça o download apenas de apps/porta-moedas de fontes confiáveis

Faça pagamentos apenas através de apps e porta-moedas certificados e disponíveis em lojas populares como o Google Play ou a App Store da Apple.

A Lycamobile tem uma vasta oferta de planos de chamadas e dados aos preços mais acessíveis. E também temos muitas ofertas preparadas para si. Algumas ofertas são exclusivas dos clientes online.

Por outras palavras, há muitas razões para comprar online na Lycamoile. Mas certifique-se de que efetua transações seguras no nosso website ou na app da Lycamobile.

Boas compras!

Atenção: O conteúdo deste artigo destina-se a informação pública e não deve ser considerado como consultoria sobre segurança.